Casas Bahia, redução de 80% no custo da entrega
Para garantir sucesso as empresas estão concentrando esforços na agilidade melhorando o tempo nas execuções das tarefas.
Como é o caso da empresa Casas Bahia, que vem ampliando os centros de distribuição que deverá reduzir em 80% o custo atual das entregas realizadas nas regiões de abrangência em comparação às despesas de envio de mercadorias para os pontos.
Um exemplo é o novo centro de distribuição em São Bernardo do Campo, com 96,8 mil metros quadrados, possui um terreno de 215 mil metros quadrados. O centro exigiu investimento de 44 milhões, com uma frota de 250 caminhões e capacidade para fazer 200 mil entregas mensais em média em cidades da baixada Santista, na região Paulistana do ABCD, e na Zona Leste da Capital Paulista.
Segundo Michael Clein, os centros de distribuição têm localizações privilegiadas, o de São Bernardo do Campo, por exemplo, ficam próximo ao entroncamento as Rodovias Anchieta e Imigrantes, reduzindo cerca de 80% o custo de entrega em sua área de abrangência em relação às despesas anteriores de transporte, quando as mercadorias destinadas saiam do centro principal da empresa, localizado em Jundiaí, sendo levado em conta para este cálculo, o tempo gastos nos congestionamentos da capital, o custo do funcionário que ficava preso no trânsito, o desperdício do combustível e o acúmulo das entregas.
Michel Klein tem investido cada vez mais em Centros de Distribuição que abranja o máximo de lojas, para diminuir o tempo de espera do consumidor, assim como as despesas com as frotas, como combustível, manutenção, entre outros. Estes centros de distribuição são responsáveis pelo abastecimento de todas as lojas da rede.
Não só as Casas Bahia como a maioria das empresas nos dias atuais, têm investido em centros de distribuição, para facilitar e agilizar suas entregas, e sempre analisam as localizações dos