Casamento
5
Mapa dos argumentos linguísticos a favor do direito ao casamento no cenário político brasileiro
Apresentaremos, neste capítulo, um conciso mapa dos argumentos a favor do direito ao casamento civil igualitário no cenário político brasileiro. Assim como no capítulo anterior, consideramos importante ressaltar que não necessariamente todos os argumentos apresentados aqui abordam de forma estritamente direta a questão do uso da palavra ―casamento‖ para descrever relações que não seguem um padrão heteronormativo.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 1012077/CA
O corpus de dados deste capítulo, assim como no capítulo anterior, foi formado basicamente por matérias de jornais ou outros meios de comunicação online, discursos feitos em plenário e disponíveis no site da Câmara dos
Deputados e textos disponibilizados no site da campanha pelo Casamento Civil
Igualitário1. Mais uma vez, incluímos, não apenas a fala direta dos participantes nos debates, mas também os relatos indiretos feitos em matérias jornalísticas.
Selecionamos as passagens que argumentaram de forma favorável ao casamento civil homoafetivo, especialmente aquelas que deram algum destaque à discussão linguística sobre o termo.
Outro aspecto importante a ser mencionado quanto à natureza dos argumentos aqui analisados é que grande parte foi proferida por conta da aprovação da união estável para casais homossexuais pelo STJ ou faz parte da campanha pelo casamento civil igualitário no Brasil, organizada pelo deputado
Jean Wyllys e intensamente debatida no site da campanha.
Acreditamos que a dificuldade relativamente maior de levantar textos que contenham argumentos a favor do direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo se dá porque o debate ainda está para de fato acontecer de forma mais veemente no Brasil. Mesmo assim, os argumentos que encontramos nos dão uma perspectiva interessante quanto às justificativas linguísticas utilizadas para defender o casamento e a palavra ―casamento‖.
1
Casamento Civil