Casamento e alguns de seus problemas e soluções
Professor-
Psicologia- 8 período
Terapia de casal
Aluna -
Casamento e alguns de seus problemas e soluções.
A relação amorosa desperta grande interesse no ser humano, porém tal relação muitas vezes se une ao sofrimento, que se é vivenciado de maneira diferenciada a cada indivíduo. Pode-se dizer que a partir das idealizações amorosas, se constrói o amor, um produto da imaginação, romântica e fictícia. As experiências da infância pode levar o sujeito a reviver amores, cuidados, sofrimento e desamparo, amamos e nos defendemos da tristeza em todo momento.
A defesa pode ser aliada da individualidade, que entre casais é essencial, porém pode ser inimiga da relação, ou motivo das discordâncias e aflições. Quando uma das partes não se entrega da forma esperada ao outro, cria-se um vazio, e o mesmo traz implicações no que se refere ao modelo de relação amorosa perfeita, a busca da identidade de si remete à idealização do outro, ou seja, a busca da validação de si no outro. A demanda de casais que se encontram em situação de sofrimento é grande, com queixas que não se limita, algumas delas podem ser definidas como comunicação com ódio, falta de paciência e compreensão, juntos não se entendem, e não se veem sozinhos, são bem resolvidos separadamente, e em par é desgastante, focam seus gozos em brigas imaturas, ou se anulam na relação, pode ser inúmeros os problemas, e cada casal tem sua subjetividade.
Quando o casal percebe a necessidade de ajuda terapêutica, geralmente costumam estar em estagio avançado de sofrimento, prestes a uma separação, muitas das vezes alguns desses casais precisam apenas de uma opinião alheia, alguém que os ampare em suas dificuldades, e assim se afirmar no relacionamento, outras vezes o profissional pode perceber que o casal poderia seguir, com melhor qualidade de vida, separados, sendo necessária intervenção terapêutica, no amparo da separação.
Baseado na terapia