casamento entre homosexuais
Antigamente, quando os casamentos eram arranjados pelas famílias, existiam muitos casos em que a pessoa não sentia atração nenhuma pelo seu par do sexo oposto, mais permanecia casado para manter as aparências perante a sociedade. Tinham também aqueles que quando a atração pelo mesmo sexo era muito forte, em segredo atreviam-se a se relacionar com outra pessoa de fora do casamento. Mais os encontros tinham que acontecer com muito sigilo, pois se fossem descobertos sofreriam de discriminação e perseguição tanto o individuo envolvido quanto toda a sua família.
Atualmente as pessoas sentem-se muito mais a vontade e livres para mostrar quem são de verdade, por causa dos tantos progressos em relação aos direitos humanos e tantas leis vigentes para diminuir os índices de discriminação. Isso não quer dizer que estejam totalmente isentas de alguns riscos, pois ainda hoje, muitas pessoas agem com intolerância, desrespeitam a sexualidade do outro, nascendo daí a homofobia, que tem frequentemente gerado inúmeros casos de agressões físicas ou até mesmo de morte nas suas de todo o país.
Com um processo gradual, em uma sociedade democrática, a luta pelos direitos de igualdade resultou na liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mas isso tem sido alvo de muitas criticas pela população que não aceita conviver normalmente com esse tipo de relacionamento, e sentem-se incomodadas e desrespeitadas com as amostras de afeto e trocas de carinho feito em locais públicos. Este é o lado da população conservadora que defende as ideias de “família padrão”, composta por um pai, uma mãe e os filhos.
Mais há também quem não vê nenhum problema com tal situação, desta forma, concorda com a liberação desse direito. Estes procuram entender e apoiar as múltiplas diversidades existentes no Brasil, e aceitam o fato. Alegam que só assim muitos casais poderão se sentir realizados e felizes, então por que proibir e coibir ao invés de simplesmente aceitar e