Casa
Questão 1 - Para caracterizar um objeto de comunicação temos distinguir dois problemas, um filosófico e um histórico. Explique demonstrando os papeis de massa e a sociedade.
Questão 2 - Por que a comunicação estudada por uma ciência particular depende da inserção do individuo na coletividade cuja organização social é complexa e vive da atualidade dos fatores essenciais dessa nova ciência estudar os meios de comunicação na sociedade contemporânea.
Questão 3 - Qual a diferença entre objeto Empírico e Teórico do estudo da comunicação utilizando uma pratica atual ligada à realidade midiática.
Questão 4 - Para formação da teoria da comunicação surgiram varias dificuldade cite três, com exemplos.
Questão 5 - Compare Dois tipos de comunicação segundo a teoria matemática da comunicação, utilizando exemplos atuais.
Respostas:
1 – Para retratar o problema fisiológico pode-se encontrar um bom exemplo na obra do filosofo Friedrich Nietzsche, ao avançar na tese de que a comunicação guarda uma estreita correlação com o aparecimento da consciência. Mais precisamente, a consciência em sua acepção propriamente humana nasce da necessidade de comunicar. Exprimindo o fenômeno humano em termos de uma manifestação comunicativa, Nietzsche consegue superar a dicotomia típica dos atuais estudos de comunicação, que tendem a separar e tratar de maneira independente estes dois níveis do processo comunicativo. Além do mais, a formalização nietzschiana tem o mérito de indicar corretamente a natureza do processo comunicativo como um fenômeno de consciência, fenômeno coletivo e individual.
Já o problema histórico, nos remete para a questão das transformações nas estruturas coletivas. Sabe-se que a organização social sofreu profundas alterações por volta do século XVIII. Crises político-sociais, a revolução industrial, o aparecimento do mercado, a dissociação do poder estatal do poder do clero, a explosão demográfica, a emergência do individuo