Casa Modernista
1. LOCALIZAÇÃO DA EDIFICAÇÃO NO CONTEXTO URBANO;
2. BREVE HISTÓRICO DA EDIFICAÇÃO COM AUTOR DO PROJETO E ANO DA EXECUÇÃO DA OBRA.
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto Gregori Warchavchik, projetada e construída entre 1927 e 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. De origem russa, Warchavchik publica em 1925 o primeiro manifesto brasileiro voltado à proposição de uma nova postura moderna, “Acerca da Arquitetura Moderna”. O primeiro exemplar arquitetônico só viria três anos mais tarde, justamente com a construção da casa da Rua Santa Cruz.
Destituída de qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada totalmente ornamentada, e após a conclusão da obra, alegou falta de recursos para completá-la.
Warchavchik, em carta destinada ao secretário do CIAM, Siegfried Giedion, relatava as inúmeras dificuldades que teve que enfrentar durante a construção –desde a aprovação, o alto preço de materiais como cimento e vidro e a formação técnica da mão-de-obra-. Além da edificação, merece destaque o jardim, projetado por Mina Klabin, sua esposa, devido ao uso pioneiro de espécies tropicais.
Em 1935, a casa passa por uma reforma, quando o arquiteto procura adequá-la à família que crescia, ao mesmo tempo em que experimentava alterações na lógica da circulação e na composição dos volumes. O acesso principal passa a se realizar pela lateral, onde foi acrescida uma marquise; a cozinha é ampliada e a varanda lateral é suprimida, dando lugar a uma ampliação da sala de estar que ainda ganha um novo volume curvo, cuja laje dá lugar a um novo terraço