casa minima
Isabel Vale | Letícia Paradela | 3º período
Arquitetura e Urbanismo
PUC – MG
2º semestre/2014
A MENOR CASA ESPAÇOSA DO MUNDO
• O arquiteto japonês Kota Mizuishi construiu uma casa em Suginami, Japão, para um casal e uma filha. Com apenas 55 m² e um sobrado em formato triangular de 29 m², a menor casa espaçosa do mundo prova que não há pouco espaço se houver um excelente aproveitamento dele.
A MENOR CASA ESPAÇOSA DO MUNDO
• Toda construída em madeira, o piso superior recebeu revestimento de aço, e o bico do triângulo tem um recuo no piso superior para propiciar um pequeno espaço de estacionamento coberto.
A MENOR CASA ESPAÇOSA DO MUNDO
• No piso superior estão o quarto da criança, a cozinha, sala de jantar e a sala de estar, onde duas enormes janelas integram uma mesa estreita e uma varanda. O quarto de casal e o banheiro estão no piso inferior. Também há o sótão, um espaço com duas claraboias e uma janela de frente para o rio, e ainda uma visão plena da cozinha.
COZINHA E SALA DE JANTAR
SALA DE ESTAR
QUARTO DO CASAL
ENTRADA DA CASA
SÓTÃO
VARANDA
BANHEIRO
VISTA NOTURNA
VISTA AÉREA
CORTES
PLANTA DO PISO SUPERIOR
PLANTA DO PISO INFERIOR
CASA MÍNIMA - BRASIL
• O Container Loft, desenvolvido pelos arquitetos Lair Schweig e Livia Ferraro é construído a partir do reaproveitamento de containers marítimos fora de uso.
O projeto de 45 m² foi desenvolvido para a mostra Casa Cor Santa Catarina.
A estrutura em caixas favorece a mobilidade: caso o morador precise se mudar, é só levar a casa junto. O container serve para quem tem vida dinâmica.
São pessoas que podem mudar de cidade, alugar terrenos e até acoplar vários containers. CONTAINER LOFT
• Nos revestimentos, o projeto pretende seguir a linha sustentável e conta com madeira de reflorestamento, rodapés 95% reciclados de poliestireno, piso de pvc com base de borracha (pneu reciclado) e pintura térmica à base d água. A