Casa grande e senzala
Muito se achou que o fato dos povos que tiveram sua sociedade formada por misturas, como brancos, negros e índio, era inferior a outros povos considerados de sangue puro. G.F. passa então a mostrar os benefícios que essa mistura trouxe, e a influencia desses povos na constituição da sociedade brasileira.
Para explicar o fato dos portugueses se adaptarem com facilidade entre os novos habitantes, G.F. aponta para o passado dessa nação, onde são revelados os contatos que tiveram com vários povos, principalmente a ligação entre a África e a Europa, que influenciaram em diversos pontos como a religião, alimentos e ate mesmo na vida sexual do português. Dos demais povos, extraíram a mobilidade e plasticidade, os fatores que foram importantes para o sucesso da colonização do país.
Portugal naquela época era um país de poucas pessoas, ao chegarem ao Brasil se depararam coma belas índias, que por costume andavam nuas e gostavam de se banhar nas margens do rio, e logo foram se misturando e gerando filhos. Essa atitude ajudou no processo de colonização, já que Portuga não dispunha de tantas pessoas para coloniza-lo não só no Brasil, mas nas demais colônias que tinham na África e na Ásia.
A aclimatabilidade também favoreceu o português, já que Portugal tem um clima semelhante ao da África, que é parecido com clima o brasileiro. Outros países de clima mais frios não tiveram sucesso em se adaptar ao nosso clima por não resistirem às altas temperaturas, muitos, ate mesmo, morreram por doenças que não conheciam. Portanto, nesses aspectos, Portugal levou uma grande vantagem sobre os demais países.
Mas nem tudo era um paraíso nessa terra em exploração. As