Casa ecológica
Com a vinda do capitalismo, as sociedades mudaram o bruscamente o modo de viver, tornando esse estilo de vida cada dia mais insustentável. Esse modo de viver está intimamente relacionado com estilo de habitação do homem. Esse estilo envolve não só os hábitos, culturas e necessidades, mas também o espaço físico como é criado. As edificações seguem um padrão de construção com pouca ou nenhuma consciência ambiental, com o uso de matérias-primas provenientes de constante extração; materiais que geram, desde a sua produção poluentes e resíduos ao meio; e o uso de tecnologias que se processam de maneira insustentável.
A Organização das Nações Unidas (ONU) define Desenvolvimento Sustentável como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazer suas próprias necessidades. A sustentabilidade é o equuilíbrio alcançado entre o homem e o meio natural através de novas tecnologias, mudanças de tendências e mentalidades, consumo consciente de bens e serviços, utilização de recursos renováveis, controle nos resíduos, proporcionando um desenvolvimento limpo (ANTUNES & LAUREANO, 2008).
Nenhuma sociedade poderá atingir o desenvolvimento sustentável sem que a construção civil, que lhe dá suporte,passe por profundas transformações. ANTUNES & LAUREANO, 2008). A preocupação do setor da construção civil pela sustentabilidade, pode-se dizer que iniciou com a Crise do Petróleo em 1973, quando aumentou a preocupação pela sustentabilidade energética principalmente, e a procura por novas tecnologias e recursos. A preocupação inicial no setor da Construção Civil era como tornar os edifícios energeticamente mais eficientes. Essa atenção à sustentabilidade pela atividade da construção não surgiu pela componente ambiental não foi a responsável por essa atenção, mas sim a componente capital.
Hoje, a sustentabilidade é um tema que já é tratado com mais presença tanto no campo da Construção Civil,