Casa Chá
A Casa de Chá – Restaurante Boa Nova está localizado nos penhascos da costa de Matosinhos mais precisamente na Rua Sarmento Pimentel 360, em Leça da Palmeira, Portugal.
O projeto deste estabelecimento foi feito devido a um concurso organizado pela câmara municipal, em 1956, e que teve como vencedor o escritório do arquiteto Fernando Távora. Este após ter a implantação definida, deixou o projeto nas mãos de Álvaro Siza e mais quatro arquitetos - Alberto Neves, Antonio Moneres, Botelho Dias e Joaquim Sampaio - eles venceram o concurso. Siza, entretanto estava preocupado com o projeto, pois este estava em dois níveis, sendo o salão de chá em cima e o salão de jantar em baixo. E já que o lugar onde estava sendo implantado o restaurante era todo cercado de volumes variados, Siza acreditava que as duas salas deviam ser no mesmo nível e conectadas pela cozinha. Os outros arquitetos ficaram insatisfeitos com as novas idéias de Siza uma vez que tudo estava pronto. Ao consultarem Távora este respondeu: “Álvaro Siza é muito melhor.” Então, com a conclusão do novo design a construção começou em 1958. A Casa de Chá foi terminada em 1963 e é uma das primeiras obras construídas de Siza.
A idéia principal da obra é a organização dentro da paisagem. O lugar tinha poucos sinais de presença humana, com exceção para uma estrada, um farol e uma pequena capela. A paisagem e a topografia eram estimulantes e o cenário ideal para um edifício concebido para contemplar e compreender a natureza e o lugar. Sendo assim Siza projetou a sala de jantar e a sala de chá, ambas viradas para o oeste para que fosse possível a apreciação da vista espetacular do Atlântico.
Considerando o programa de necessidades de um restaurante tem-se um salão, uma cozinha, um depósito, sala de administração e salas de apoio. Siza elaborou todos esses espaços somando a eles outro salão. Salões estes que são conectados por um átrio e uma escada de pé-direito duplo, com a entrada