Casa bahia
Samuel Klein (Zaklików, 15 de novembro de 1923) é um empresário judeo-polonês fundador da conhecida rede de lojas de departamento brasileiraCasas Bahia.
Começou a trabalhar com o pai como marceneiro até a invasão dos nazistas, quando foi levado para Maidanek com o pai durante a Segunda Guerra Mundial.
Tentaram a vida na Polônia, na Alemanhã, Nova Iraque... E quando O pai foi para Israel, junto com a outra irmã Esther. Samuel queria emigrar para os Estados Unidos, mas não conseguiu. A cota de emigração estava cheia. Decidiu ir para a América do Sul, onde tinha alguns amigos. Conseguiu visto para a desconhecida Bolívia e lá chegou com a esposa e o filho. E com muitos prolbemas e crises na Bolívia, Samuel descidiu ir para o Rio de Janeiro capital do BRASIL em 1952.
Samuel Klein começou no Rio de janeiro... Estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família. Foi quando começou a trabalhar como comerciante. Tornou-se mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região.
Hoje são mais de 560 lojas e o maior depósito de distribuição da América Latina. As CASAS BAHIA tornaram-se uma das maiores redes de varejo do País.
Uma de suas mais recentes ações comunitárias foi o apoio à reforma da sede do Macabi na Avenida Angélica. Quem conhecia o clube antes das obras e vai visitá-lo agora, fica surpreso com as novas e modernas instalações que encontra. E por tudo isso que a Diretoria do Macabi achou por bem dar ao edifício, totalmente reformado, o nome de Samuel Klein.
Admirador das máximas, Samuel Klien costuma refletir: “Cresci junto com o Brasil, não fiquei parado vendo o país crescer. Temos que amar o país que vivemos”. Ao completar 80 anos, Samuel Klein teve a ortunidade de escrever sua história e a Casas