Carvão mineral
A energia tem sido através da história a base do desenvolvimento das civilizações. Em nossos dias atuais é cada vez maior a necessidade de produção de alimentos, bens de consumo, bens de serviços e desenvolvimento (econômicos sociais e culturais) os quais se emprega tipos de energia para o aceleramento dos processos.
No mundo todo existe a preocupação com a escassez das energias não renováveis, medidas têm sido tomadas nos campos de pesquisas e desenvolvimento, para que se melhore a utilidades das energias extraídas.
Fontes de energias não renováveis
São consideradas energias não renováveis os combustíveis fósseis: o carvão mineral, o petróleo bruto, e o gás natural.
Das energias não renováveis o objeto de estudo deste trabalho será o Carvão Mineral. Da formação, composição, evolução, distribuição geográfica global, utilização, exploração do carvão no Brasil e seu impacto no meio ambiente.
O carvão mineral
O carvão mineral é uma mistura de hidrocarbonetos formada pela decomposição de matéria orgânica, plantas e arvores sob uma fina lamina de água durante milhões de anos, sob determinadas condições de temperatura e pressão.
Ao passar do tempo, esses depósitos foram cobertos por argila e areia, que provocou o aumento de temperatura e pressão fazendo expulsar o oxigênio e o hidrogênio concentrando o carbono daí o processo de carbonificação.
O carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído da terra através do processo de mineração. É encontrado em grandes profundezas ou perto da superfície, possui aparência preta ou marrom, lisa, macia, e quebradiça. O carvão mineral é um material sólido e poroso de fácil combustão é capaz de gerar grandes quantidades de calor.
Classificação do carvão mineral
De acordo com maior ou menor intensidade de carbonificação, pode ser classificado como :
• Turfa
• Linhito
• Hulha (betuminoso e sub-betuminoso)
• Antracito
A formação de um depósito de carvão mineral depende das