Carvão mineral
INTRODUÇÃO: CONCEITO E FORMAÇÃO
O carvão mineral, também conhecido como carvão de pedra e hulha, é uma substância sólida , de origem orgânica, resultante da transformação de restos vegetais soterrados há milhões de anos. Os principais depósitos de carvão mineral formaram-se durante os períodos Carbonífero e Premiano (Era Paleozóica), há cerca de 350 milhões de anos.
No processo de formação do carvão mineral, isto é, da transformarão dos vegetais em carvão, o primeiro estágio é a turva e o último é o antracito. Nesse processo, ocorrem gradativa perda de água e de oxigênio e aumento do carbono, adquirindo, assim, o carvão mineral, maior teor calorífico ou energético. A turfa pode apresentar até 90% de umidade e apenas 55% de carbono, ao passo que o antracito praticamente não possui umidade e pode apresentar até 96% de carbono.
O carvão mineral foi formado pelos restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, especialmente durante períodos Carbonífero e Permiano
As alterações climáticas registradas no mundo explicam por que o carvão ocorre em todos os continentes, mesmo na Antártida. Segundo a visão tradicional, os depósitos carboníferos se formaram de restos de plantas acumuladas em pântanos, que se decompuseram, fazendo surgir as camadas de turfa.
A elevação do nível das águas do mar ou o rebaixamento da terra provocaram o afundamento dessas camadas sob sedimentos marinhos, cujo peso comprimiu a turfa, transformando-a, sob elevadas temperaturas, em carvão. Apenas o carvão de cor marrom (linhitos) têm origem estritamente a partir de plantas.
Empregam-se, em geral, dois métodos para determinar a composição dos carvões: a "análise elementar",estabelece as porcentagens totais dos elementos presentes (carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre e nitrogênio); e a "análise aproximada" fornece uma estimativa empírica das quantidades de umidade, cinza e materiais voláteis, e de carbono fixo. Os carvões classificam-se ou