Cartéis e CADE
Título: Análise de Cartéis na Economia Brasileira
Aluno: Sirlei Antunes Dalazen
Disciplina: Introdução à Economia
Introdução
Esse trabalho visa analisar as principais características do cartel bem como a importância do CADE e a teoria dos jogos. A formação de cartéis prejudica à livre concorrência, porque os agentes que deveriam competir comercialmente entre si estabelecem um acordo de cooperação que afeta o mercado. Assim os preços e as quantidades dos produtos oferecidos pelas empresas do cartel deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a oferta e demanda, resultando em preços abusivos e menor produção. Segundo a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cartel caracteriza-se um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para fixar preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação.
Principais características do cartel
A combinação de preços, a divisão territorial do mercado determinando a área de atuação de cada concorrente, o controle das matérias-primas e o poder de determinar o volume de produção são algumas das principais características do cartel.
Importância do CADE
Criado em 1962, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, era um órgão do Ministério da Justiça e foi transformado em Autarquia Federal em 1994, subordinado ao mesmo Ministério. O CADE tem por finalidade orientar, fiscalizar e apurar abusos de poder econômico, atuando na prevenção e repressão de abusos econômicos praticados por empresas com poder de mercado. No Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência o CADE tem a responsabilidade de julgar e emitir parecer dos processos que a Secretaria de Direito Econômico (SDE) investiga, desta forma, decidindo se houve ou não infração à livre concorrência. Ele atua de forma reguladora, zelando pelo bem estar social dos consumidores.
Possibilidade de aplicação da teoria dos jogos
A teoria dos jogos consiste em uma relação