Cartéis no brasil
Um cartel é um grupo de empresas que formalizam um acordo de atuação no mercado de forma coordenada, visando atender interesses comuns a estes. Geralmente o tipo de cartel mais freqüente é o de empresas que produzem artigos semelhantes e que alinhando seus interesses tendem a constituir um monopólio de mercado.
As empresas que participam do cartel têm atuação independente, mas seguem regras estabelecidas pelo grupo como a divisão do mercado e a manutenção dos preços combinados. A formação de um cartel é prejudicial à livre concorrência, pois acarreta perdas de bem-estar para os agentes econômicos, uma vez que na falta de competição dos agentes que deveriam competir, o acordo de cooperação estabelecido afeta a eficiência do mercado, e mecanismos de equilíbrio deixam de funcionar.
Assim preços e quantidades ofertadas pelo cartel deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta. A eliminar a concorrência, os consumidores pagam por preços construídos artificialmente e por produtos abaixo da qualidade, bem como as fontes de matéria-prima submetidas a compradores que fixam condições de compra, preços etc.
Esta atividade analisará o problema dos cartéis na economia brasileira, os setores com maior incidência e os danos decorrentes, e apresentará as ações que tem sido tomada para identificação e punição dos envolvidos.
Setores com maior incidência de cartéis
Os setores que mais apresentam formação de cartéis são britas, cartel das companhias aéreas , o cartel dos vergalhões de aço , o cartel dos genéricos ,o cartel dos jornais , o cartel internacional das vitaminas , o cartel das empresas de vigilância e o cartel dos frigoríficos. Além é claro, de Combustiveis.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os Cartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.Uma economia de