Cartografia
Instituto Santa Teresinha
Diretora: Ir. Ascensão Lemos
Professor: Mateus Rodrigues
Dupla: Marcus Vinicius Ribeiro dos Reis Vanessa de Nazaré Ribeiro dos Reis
Série: 1ºE.M. Turma: A
Disciplina: Geografia
Bragança, 25 de setembro de 2012
Cartografia
Localização e Representação espacial
A cartografia é definida como o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.
O primeiro mapa que se tem registro é o Ga-Sur, produzido entre 2400 a 2000 a.C., elaborado numa placa de barro com inscrições da escrita cuneiforme em uma representação do sul da Mesopotâmia. Os primeiros mapas eram confeccionados em placas de argila suméria e papiros egípcios. Ao longo da história, a cartografia foi evoluindo e desenvolvendo novas técnicas e, atualmente, é uma ferramenta de fundamental importância nas representações de áreas terrestres.
Para a representação gráfica da superfície terrestre é necessário o conhecimento de sua forma. Durante muito tempo adotou-se a Terra com a forma plana, onde em qualquer momento se chegaria ao fim do oceano, em um grande abismo.
Posteriormente com o surgimento das grandes navegações questionou-se a velha maneira de se pensar o planeta como um plano, pois se via que no horizonte os barcos apareciam como se emergissem do oceano ao se aproximarem da costa. * Tipos de representação cartográfica * Mapa Mapa é a representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma Figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos. * Carta
Carta é a representação