Cartografia
1- Como se pode definir Cartografia e por que ela pode ser considerada uma linguagem?
Cartografia é uma ciência que estuda a elaboração e utilização dos mapas de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala entre outros.
Pode ser considerada uma linguagem visual universal, compreensível em qualquer canto da terra por que utiliza uma série de símbolos conhecidos e têm supremacia sobre as demais linguagens por que demanda apenas um segundo de percepção.
2- Quais são as seis variáveis visuais que um cartógrafo dispõe, segundo Betin (1973)?
Coloque uma figura que exemplifique ao menos uma variável e justifique a escolha dessa figura.
As seis variáveis são: forma, tamanho, orientação, granulação valor e cor.
A variável visual tamanho corresponde à variação do tamanho do ponto, de acordo com a informação quantitativa; a variável visual valor pressupõe a variação da tonalidade ou de uma seqüência monocromática; a granulação corresponde a variação da repartição do preto no branco onde deve-se manter a mesma proporção de preto e de branco; a variável visual cor significa a variação das cores do arco-íris, sem variação de tonalidade, tendo as cores a mesma intensidade. Por exemplo: usar azul, vermelho e verde é usar a variável visual “cor”. O uso do azul-claro, azul médio e azul escuro corresponde à variável “valor”. A variável visual orientação corresponde às variações de posição entre o vertical, o oblíquo e o horizontal e, por fim, a forma, agrupa todas as variações geométricas ou não.
A variável forma expressa- se através da configuração geométrica ou figurativa dos símbolos utilizados numa representação cartográfica. Em geral, as formas geométricas são utilizadas para representar dados quantitativos através de figuras planas ou sólidas, como os círculos, os quadrados, os triângulos, as esferas, as pirâmides e os cubos. De modo figurativo, a forma é utilizada quando se traça uma figura