CARTOGRAFIA BRASILEIRA
CARTOGRAFIA BRASILEIRA
IMAGEM E REPRESENTAÇÃO GRÁFICA1
Rosely Sampaio Archela2
RESUMO
O presente estudo procura enfocar a importância da imagem nas representações gráficas.
Discute a semiologia gráfica como um importante recurso para a cartografia. A questão da informação e da percepção visual são colocadas como recursos que requerem um aprendizado, pois a linguagem gráfica é um sistema de signos com significados e significantes.
Palavras-Chave: Semiologia Gráfica, Percepção Visual, Imagem Figurativa e Simbólica.
INTRODUÇÃO
Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico, movidos por preocupações diferentes e por diferentes caminhos, procuram analisar tanto as imagens com conotações abstratas, como concretas. Neste percurso, vários pesquisadores vêem a imagem como um meio de comunicação entre os homens, e é sob este aspecto que vamos considerar a imagem.
Todos os documentos, cujo suporte é a utilização das duas dimensões do plano que se apresentam diante de nosso olhos a um momento qualquer, seja em um texto como ilustração, ou como um instrumento para orientar o discurso científico através do conteúdo da informação apresentada, é considerado imagem.
A imagem gráfica, como uma imagem concreta, evoluiu muito nos últimos quarenta anos.
Segundo Bertin (1973), a imagem gráfica é a forma visual significativamente percebida em um só golpe de vista, em um instante de tempo através da percepção.
A utilização de uma imagem pode variar no tempo, dependendo do contexto histórico, cultural, e geográfico. É preciso considerar também, o caráter relativo em relação a um momento, um meio, um dado espaço, leis e regras enunciadas.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que na medida em que o usuário deixa de ser passivo diante de uma mensagem comunicada através de uma imagem, na tentativa de compreendê-la, estabelece-se um processo de descodificação. Assim, uma das formas de estudo das imagens refere-se a análise de seus elementos e as relações entre suas