cartista e lurdistas
1589 palavras
7 páginas
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SANTA CRUZTRABALHO DE ELETRÔNICA
TRANSISTOR BIPOLAR
Gabriel Meireles(2107/12)
Thiago Jayme(2107/29)
Prof(os).Cláudio e Maurício
RIO DE JANEIRO, AGOSTO
2014
Gabriel Meireles(2107/12)
Thiago Jayme(2107/29)
TRANSISTOR BIPOLAR Trabalho realizado em dupla para a disciplina de Eletrônica.Sob orientação da internet(site nas referências bibliográficas),como instrumento de avaliação do 2º trimestre.
Prof(os).Cláudio e Maurício
RIO DE JANEIRO, AGOSTO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos, a indústria dos dispositivos semicondutores foi crescendo e desenvolvendo componentes e circuitos cada vez mais complexos, a base de diodos. Em 1948, na Bell Telephone, um grupo de pesquisadores, liderados por Shockley, apresentou um dispositivo formado por três camadas de material semicondutor com tipos alternados, ou seja, um dispositivo com duas junções. O dispositivo recebeu o nome de TRANSISTOR.
O impacto do transistor, na eletrônica, foi grande, já que a sua capacidade de amplificar sinais elétrico permitiu que em pouco tempo este dispositivo, muito menor e consumindo muito menos energia, substituísse as válvulas na maioria das aplicações eletrônicas. O transistor contribuiu para todas as invenções relacionadas, como os circuitos integrados, componentes opto-eletrônicos e microprocessadores.
Os dispositivos semicondutores de três terminais são muito mais utilizados que os de dois terminais (diodos) porque podem ser usados em várias aplicações, desde a amplificação de sinais até o projeto de circuitos digitais de memória.
O princípio básico de operação é o uso de uma tensão entre dois terminais para controlar o fluxo de corrente no terceiro terminal. A tensão de controle pode ser também usada para fazer com que a corrente no terceiro terminal varie de zero até um valor significativo, comportando-se como uma chave, elemento básico de circuitos