CARTILHA
Introdução : Mediação e Conciliação
Entendendo : Mediação
Entendendo : Conciliação
Contexto : Comparação e Diferenças entre ambas
No Brasil foi adotada a mediação visando mudanças, e abrindo inúmeras portas e caminhos para que as partes envolvidas no processo de mediação escolham a melhor forma e conveniente para si e seu adversário, na situação conflitava vivida no momento.
As vezes há certas confusões, entre a mediação e as demais formas de solucionar conflitos,pois todas fazem parte de um contínuo,no qual varia o grau de autonomia das decisões dos envolvidos,destacando - se ainda a conciliação.
Cada uma possui suas características que distingue uma da outra, ambas são de extrema importância para os estudos e para a prática de soluções de conflitos existentes a cada dia nas empresas, nas associações, onde as, mesmas procuram formas rápidas para resolver seus problemas.
É importante lembrar que a mediação e a conciliação são meios alternativos de soluções de controvérsias.
É importante acrescentar que as formas de resolver esses conflitos não é vista como uma ciência que pode ser explicada,mas como uma arte que tem que ser experimentada.
Mediar= vem do latim mediare, significa: “2 Ficar no meio de dois pontos, no espaço, ou de duas épocas, no tempo; 4 Pertencer à média”1.
Conciliar= vem do latim conciliare, significa: “1 Pôr(-se) de acordo, pôr(-se) em harmonia; congraçar(-se); 2 Combinar(-se), harmonizar(-se); 3 Aliar(-se), unir(-se); 4 Atrair, captar, conseguir, granjear.
É essa ideia de equilíbrio e harmonia que se transporta para o ambiente das relações sociais, com efeitos jurídicos quando se fala em mediação e conciliação nos conflitos consumeristas entre particulares e empresas.
Vale lembrar, que a mediação e a conciliação estão alicerçadas no princípio da autonomia da vontade, segundo o qual as partes são livres para pactuar como quiserem e o que quiserem e, portanto, é prerrogativa das partes