Cartilha sobre DST
São aquelas doenças adquiridas por contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus e antigamente eram chamadas de doenças venéreas.
As DSTs afetam a saúde física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.
A presença de uma DST facilita a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) - que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA ou AIDS) – em caso de exposição a este vírus.
É muito comum a ausência de sintomas, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento, podendo causar problemas como infertilidade ou câncer, os quais tendem a ser mais graves em mulheres do que em homens.
Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez ou parto.
As DST são doenças graves?
Ao contrário do que muita gente pensa, as DST são doenças graves que podem causar:
Esterilidade no homem e na mulher. Quer dizer, a pessoa não pode ter mais filhos;
Inflamação nos órgãos genitais do homem, podendo causar impotência; Inflamação no útero, nas trompas e nos ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo, capaz de lhe causar a morte; Mais chances de ter câncer de colo do útero e de pênis;
Nascimento de bebês antes do tempo ou com deformação. Pode ocorrer até a morte do bebê, na barriga da mãe ou depois do nascimento
Quais as DST mais conhecidas e seus sintomas?
Sífilis
Ferida indolor, caroços e íngua na virilha, manchas em várias partes do corpo. Gonorreia (Blenorragia)
Ardência ou formigamento ao urinar.
Corrimento de cor amarelada ou esverdeada, com sangue, gota de pus.
Uretrites não gonocócicas
Corrimento discreto ou abundante,