cartilha logica Jj
Colin Allen & Michael Hand
Tradução de João José de Almeida
Capítulo 1
Lógica Sentencial
1.1
Noções Básicas de Lógica
argumento, premissas, conclusão
Definição. Um ARGUMENTO é um par de coisas:
um conjunto de sentenças, que são as PREMISSAS.
uma sentença, que é a CONCLUSÃO.
Comentário. Todos os argumentos têm conclusões, mas nem todos os argumentos têm premissas: o conjunto de premissas pode ser um conjunto vazio! Mais tarde examinaremos esta ideia em detalhe.
Comentário. Se as sentenças envolvidas pertencem ao português (ou a qualquer outra linguagem natural), é preciso especSeicar se as premissas e a conclusão são sentenças que podem ser verdadeiras ou falsas. Isto é, as premissas e a conclusão devem ser, todas, sentenças declarativas (ou indicativas), como ‘O gato está sobre o tapete’ ou ‘Eu estou aqui’, e não sentenças como ‘O gato está sobre o tapete?’
(interrogativa) ou ‘Venha aqui!’(imperativa). Vamos construir algumas linguagens formais nas quais toda sentença ou é verdadeira ou é falsa.
Esta qualSeicação não está presente na definição acima.
validade
Definição. Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for necessário que se todas as suas premissas são verdadeiras, então sua conclusão também é verdadeira.
Comentário. A ideia intuitiva capturada por esta definição é a seguinte: se for possível que a conclusão de argumento seja falsa, quando todas as suas premissas são verdadeiras, então o argumento não é confiável (isto é, ele é inválido). Se premissas verdadeiras garantem uma conclusão verdadeira, então o argumento é válido.
Formulação alternativa da definição. Um argumento é
VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.
implicação
Definição. Quando um argumento é válido, dizemos que suas premissas IMPLICAM sua conclusão.
2 correção Definição. Um argumento é CORRETO se, e somente se, ele for válido e todas