Cartilha Financeira
Fluxo de caixa é uma Ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros) em um período determinado.
Facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.
Ao analisar o fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, um saldo for positivo indica que a empresa está conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira. Dentro do fluxo de caixa, estão todas as contas da empresa, suas obrigações e direitos. Veja o exemplo de um fluxo de caixa mensal simples:
Ao preenchermos cada conta com seus devidos valores, soma-se o total das entradas, e separadamente o total das saídas. Em seguida, vemos a diferença entre as entradas e saídas. Assim, obtemos o resultado do saldo final do mês presente e consequentemente o saldo inicial do mês seguinte.
BALANÇO PATRIMONIAL
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo. O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma. Os resultados finais, tanto do passivo, quanto do ativo precisam ser iguais.
São três elementos que compõem o balanço patrimonial:
1. Ativos: são os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos. Nesta categoria incluem-se as contas à receber, estoques, despesas pré-pagas,