Cartilha do Trabalho Temporário
1. História do Trabalho Temporário
2. Trabalho Temporário no Brasil
3. O Que é Trabalho Temporário
4. O Contrato de Prestação de Serviço Temporário
5. Obrigações da Empresa de Trabalho Temporário
6. Como se define trabalhador temporário e quais os seus deveres
7. Aos Trabalhadores Temporários são previstos os seguintes direitos.
8. Qual o Prazo do Contrato de Trabalho Temporário?
9. Quais Responsabilidades das empresas-clientes (Tomadoras)
10. Quais as proibições à empresa de trabalho Temporário
11. Benefícios Gerados pela contratação de Trabalho Temporário
12. Fundamentação Legal
13. Planilha de Encargos - Comparativa
1 - História do Trabalho Temporário
Certo dia um Advogado necessitava apresentar extenso recurso datilografado, perante a Corte Suprema dos EUA, mas, defrontou - se com uma dificuldade: Sua Secretária estava em férias.
Lembrou -se então de "Mary", sua ex-secretaria que havia deixado o emprego após seu casamento. Ela bem que poderia executar o serviço nas horas vagas e ganhar um dinheiro extra. Isso aconteceu em 1948, "Mary" executou o serviço e foi uma das pioneiras do Trabalho Temporário. A advogado largou a Advocacia para se dedicar com exclusividade à contratação de mão de obra temporária.
Peter Drucker em seu livro "Administrando em Tempos de Grandes Mudanças" comenta que o trabalho Temporário surgiu para fornecer datilógrafos, recepcionistas e caixas de supermercados, que inicialmente substituíam funcionários com problemas de saúde ou em férias. Hoje eles fazem cada vez mais trabalhos de alta qualificação.
2 - Trabalho Temporário no Brasil
O Trabalho Temporário no Brasil foi introduzido em 1963. Como ainda não havia legislação específica, inicialmente os contratos usavam o conceito de "Trabalhador Eventual" já existente na CLT, ou "Trabalhador Avulso" que posteriormente foi abandonado por estar muito ligado a atividade portuária.
Em 1970, a Associação Comercial do