Cartilha de Redação Web
Com a missão de moldar orientações de simples compreensão e aplicação, a Cartilha de Redação Web busca identificar pontos de interseção entre as boas práticas de elaboração de informação para o meio online e os diversos modelos de sites da esfera governamental brasileira e mundial, e seus respectivos conteúdos.
Desenvolvida por Bruno Rodrigues e com direitos cedidos ao Departamento de Governo Eletrônico, a cartilha auxilia o produtor de conteúdo a melhorar os serviços que o Brasil oferece aos seus cidadãos, criando um universo de informações úteis e consistentes - matéria-prima do bem mais precioso a ser construído pelo usuário de um site: o conhecimento.
Nada em redação para a web irá ensiná-lo a escrever para a mídia digital. A escrita é uma atividade que deve ser desenvolvida diariamente, desde o colégio, e amadurecer ao longo de anos de tentativas e erros, através da experiência de um trabalho constante e de muita leitura.
À redação para a web, recai a tarefa, ao mesmo tempo complexa e fascinante, de aliar texto, design e tecnologia, e tratá-los como um componente único — a informação.
Embora o estudo do texto para a mídia digital tenha surgido com a própria web, há mais de duas décadas, ainda se faz necessário esclarecer questões importantes sobre redação online para clarear esta tarefa tão útil quanto prazerosa.
ESTUDO DIRIGIDO
Considerando o estudo da Cartilha de Redação Web, respondas as questões a seguir:
1- Redação para Web é diferente de redação para mídia impressa?
R - Sim. Contudo, é preciso entender que a redação é diferente não porque um texto online segue princípios inéditos, revolucionários ou diversos das outras mídias – afinal um texto bem escrito é reconhecido pelo leitor em qualquer veículo, seja ele jornal, revista, rádio ou tevê.
Da mesma forma acontece na web: conceitos estabelecidos há décadas, como clareza, abrangência e credibilidade também servem como norte na elaboração de um bom