Cartel
Módulo: 2
Atividade: Individual
Título: Formação de cartel – Empresa Bosch
Disciplina: Economia Online
Turma: 07
Introdução
Desde a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, são formados os cartéis. Cartel é um acordo feito entre empresas, geralmente atuantes do mesmo setor, de forma explícita ou implícita. Estes acordos são feitos entre si para promover o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços com o objetivo de maximização de lucros. Uma forma muito conhecida de cartel é a combinação de preços feito entre as empresas praticantes, onde o preço é manipulado minimizando as chances da concorrência leal. Isso geralmente não dura muito, por conflitos de interesses. A formação de cartéis pode ocasionar a formação de monopólios (dominação significativa por parte de algumas empresas).
Neste trabalho será tratado o caso da empresa multinacional alemã Bosch, maior fornecedor mundial de componentes automotivos, que em sua autodenúncia ao Cade (Agosto/ 2014), revelou as tratativas e estratégias que levaram à formação de ajustes anticompetitivos de 2000 a 2013.
Principais características do cartel
O pacto foi firmado pelas empresas Robert Bosch GmbH (Alemanha) e Robert Bosch Ltda (Brasil), que citaram como suposta partícipe a Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda. A Bosch, em sua autodenúncia, revelou que as tratativas e estratégias que levaram à formação de ajustes anticompetitivos se davam por meio de telefonemas, em reuniões, jantares e troca de e-mails. A Bosch e a NGK são, atualmente, os únicos fabricantes de velas de ignição no País, monopolizando o mercado de velas.
No período dos fatos, as empresas "mantinham condutas anticompetitivas, consistentes na fixação e aumento de preços e condições comerciais uniformes para fabricantes de equipamento original, para o mercado de reposição independente e para certas montadoras de automóveis, alocação de clientes, divisão de mercados dentre