cartas a um jovem advogado
O livro "Cartas a um Jovem Advogado - Paixão, Determinação e Talento", do autor Francisco Mussnich, lançado em 2007, no Rio de Janeiro; Narra a própria trajetória do autor, que quando menino tinha o sonho de se tornar um grande advogado, e dá vários conselhos como iniciar uma carreira bem sucedida aos jovens advogados. O livro é dividido em vinte e cinco capítulos, e o autor narra em cento e oitenta e duas paginas a sua trajetória, desde a dificuldade que encontrou em seu caminho, a felicidade de adquirir o primeiro estágio.
Francisco Mussnich inicia sua narrativa dizendo que escolheu Direito por que foi a primeira paixão dele, sempre teve amor pela doutrina, e que não é por influência ou incentivo dos familiares que o estudante deve seguir a carreira do Direito. Entretanto, descreve também que para alcançar o objetivo é preciso muita determinação e esforço para estudar, isso é essencial. O autor dá pequenos conselhos com o intuito de abrir a mente dos leitores, mostrando em suas experiências as instruções fundamentais para a realidade de um jovem que quer viver no mundo jurídico.
É uma obra sensacional, na qual não ilude o leitor, abre nossos olhos e deixa aberta a questão de que se é realmente o caminho que queremos seguir. Entre muitas das dicas preciosas para o sucesso, pude me identificar com a vontade de alcançar certo objetivo. Tem que correr atrás, em momento algum ele disse que seria fácil, mas que seria gratificante.
Esta obra é recomendada aos futuros acadêmicos que procuram um bom exemplo de experiência profissional bem sucedido, também para quem já é formado em direito, ou que busque um aperfeiçoamento tanto profissional como sentimental.
Mussnich relata suas viagens ao exterior para realizar seu mestrado, estudou nos EUA e fala das várias oportunidades que surgiram em sua carreira após a conclusão, comenta também a sua paixão pelos ramos de Direito Tributário, Financeiro e Empresarial.