Cartas para um jovem chef
PRISCILLA ROMANA
Centro Universitário IBMR
Gastronomia – História da Gastronomia
21/05/2013
RESUMO
O trabalho apresenta a história de Jean Anthelme Brillat-Savarin, junto com suas Obras.
Brillat-Savarin era um advogado, político e cozinheiro francês, que ganhou fama como um epicurista (profissional que faz harmonização de charutos e bebidas) e gastronômico.
Sendo considerado por muitos como “o pai da dieta baixa em hidrocarbonetos”, Pai da gastronomia, Brillat-Savarin é o autor de frase “Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és.
Palavras-chave: Gastrônomo; epicurista; Pai da gastronomia.
INTRODUÇÃO
Brillat-Savarin nasceu 01 de abril de 1755, o mais velho dos oito filhos de Belley em Bugey, uma região a meio caminho entre Lyon, da França e de Genebra, na Suíça. Sua mãe era uma boa cozinheira. Seu pai, um advogado e gourmet. Dois de seus irmãos também eram gourmets: um dos quais também era um advogado em Belley, o outro era um coronel do regimento de infantaria 134. Estudou direito, química e medicina, em Dijon, em seus primeiros anos e depois praticava direito em sua cidade natal. Em 1789, na abertura da Revolução Francesa, ele foi enviado como um substituto para o Estates-Geral que logo se tornou a Assembléia Nacional Constituinte, onde ele adquiriu certa fama limitado, em particular para um discurso público em defesa da pena de morte. Ele adotou o seu segundo apelido após a morte de uma tia chamada Savarin, que deixou toda a sua fortuna com a condição de que ele adotasse o seu nome. Brillat-Savarin Viveu no período mais atribulado da história francesa, quase perdendo a cabeça na Revolução de 1789. Fugiu para a Suíça no final de 1793 e pouco depois foi para os Estados Unidos, onde ganhou a vida tocando violino e lecionando frances. Voltou à França em 1797 e foi nomeado por Napoleão para a Suprema Corte de Apelação em 1801,