Cartas de Paulo
BATISTA DO ESPÍRITO SANTO - CETEBES
CRISTIANE SOBRAL AGUIAR
“ AS TERORIAS DAS GALÁCIAS DO NORTE E SUL”
VITÓRIA
2014.2
CRISTIANE SOBRAL AGUIAR
“ AS TEORIAS DAS GALÁCIAS DO NORTE E SUL”
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial na disciplina Novo Testamento I, do Curso de Teologia do Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo – CETEBES.
Prof. Pr. Leandro Louzada
VITÓRIA
2014.2
Pesquisando sobre a as teorias das Galácias pude concluir que a data de Gálatas depende em grande parte do destino da carta. Existem sobretudo duas opiniões:
1. A teoria do norte da Galácia: Essa teoria mais antiga sustenta que a carta foi endereçada às igrejas localizadas no centro-norte da Ásia Menor (Pessino, Ancira e Távio), onde os gauleses tinham-se estabelecido quando invadiram a área no séc.III a.C. Sustenta-se que Paulo visitou essa região na sua segunda viagem missionária, embora Atos não contenha nenhuma referência a tal visita. Sustenta-se que Gálatas foi escrita entre 53 e 57 d.C em Efésios ou na Macedônia.
2. A teoria do Sul da Galácia. Segundo essa teoria, Gálatas foi escrita às igrejas da região sul da província romana da Galácia (Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe), que Paulo fundara em sua primeira viagem missionária. Alguns acreditam que Gálatas foi escrita na Antioquia da Síria em 48-49 d.C., depois da primeira viagem de Paulo e antes da reunião do concílio de Jerusalém (At 15). Outros dizem que Gálatas foi escrita em Antioquia da Síria ou em Corinto entre 51 e 53.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Bíblia Sagrada NVI – Nova Versão Internacional, tradução das notas Chown Gordon, São Paulo, editora Vida 2003.