Cartas comercias
Ela, também chamada de carta empresarial, é utilizada pelas empresas em geral, sejam estas atuantes no comércio, setor bancário, na indústria, setor de serviços, entre outros segmentos. Em se tratando do conteúdo, tal modalidade pode ser definida por distintas intenções, tais como o agradecimento por um serviço prestado, solicitação de um determinado orçamento, cobrança na melhoria dos serviços prestados, cobrança financeira, entre outras.
Dessa forma, tendo em vista a estrutura predefinida, atenhamo-nos às partes elementares que a compõem:
* Timbre ou cabeçalho;
* Local e data;
* Índice e número (sendo esta parte opcional);
* Identificação do destinatário;
* Epígrafe ou ementa (a qual revela o assunto referente à carta), também se consolidando como parte opcional;
* Vocativo;
* Texto;
* Despedida;
* Assinatura.
Vejamos, portanto, um modelo:
Carta Comercial
Provavelmente, nesse momento, você está com alguma rede social aberta, mandando emails, conversando através de microfones e webcams, enfim, você está comunicando-se com o mundo. Pode parecer estranho para uma pessoa que nasceu no século XXI, no entanto, ao invés das pessoas utilizarem esses meios eletrônicos, elas escreviam cartas para seus parentes e amigos, pois era uma das melhores, se não a única, maneira de conversar com outras pessoas à distância.
Sobre o correio
A primeira vez na história em que duas pessoas, um remetente e um destinatário, enviaram cartas aconteceu a 2400 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, com uma ajuda dos faraós do Egito Antigo, que precisavam espalhar seus decretos por todo o Estado e