Cartas ao um jovem chef
Com base na leitura do livro “Cartas a um jovem chefe”, escreva elementos que caracterizem as seguintes categorias abaixo relacionadas, em forma de tópicos.
Caminhos percorridos
Por Laurent
Aos 16 anos, para o Lycée Technique em Guérand, onde conheceu Jean Guerin. Durante as férias foi trabalhar no restaurante de um hotel em Contrexéville. Nas férias escolares do 2° ano, trabalhou no Luculus, em Batz-sur-Mer. Foi trabalhar com Michél Guérard, dono do Les Pres et Les Sources e do L´Oustau de Beau manière. Trabalhou com um ex cozinheiro de Guérard, chamado Jean Ramet, que estava no Le Chapon Fin, em Bordeaux. Trabalhou com Paul Bocuse em Lyon, chamado L´Alberge de L´elle. Trabalhou em Ouro Preto (MG), no hotel Nossa Senhora do Rosário. Rio de Janeiro, no restaurante Saint-Honoré.
Características de um Cozinheiro
aperfeiçoar; goste de comer e de cozinhar; dom, habilidade, a mão, a sensibilidade natural, talento; vocação; fazer o que gosta, necessidade de aprendizagem, disciplina, conhecimento; se sentir realizado; formação; humildade, querer aprender, habilidade gestual; vocação, paixão, gostar do que faz, rapidez; prazer; fazer amizades maravilhosas para o resto da vida; agarrar as oportunidades que aparecem; tentar aprender ao lado de quem sabe; trabalho em equipe; experiência, intuição; sensibilidade; nova leitura, entender o conteúdo do alimento, inovações; miscigenação; pé no chão, ser sério em tudo o que faz, mas nunca ficar deslumbrado; trabalhar com produtos frescos, estar cedo na cozinha, dedicação, manter a ordem na cozinha; respeito, estar sempre presente em seu negócio; saber gerenciar, comandar com firmeza; valorizar os ingredientes da região em que se está, trabalhar a criatividade; disciplina de comportamento, precisão do gesto; ter sua mala de facas, ser alegre, descontraído; vocação; preparo tecnológico e cultural adequado; entender a importância da limpeza; provar o que prepara; agilidade; ter conhecimentos que englobam