cartao vermelho pro racismo
Pelé o melhor jogador de todos os tempos relata ter sofrido preconceito por causa de sua cor. Discriminação essa que em 2005 teve como alvo o jogador Grafite, que na época defendia o Sao Pulo FC, o jogador foi chamado de macaco e um jogo pela copa libertadores. O jogador da equipe adversaria ( Quilmes FC) foi encaminhado diretamente para a delegacia mais próxima do estadio onde foi preso e apos algumas horas pagou sua fiança. O caso Grafite provocou grande impacto na mídia mundial, tanto que a comenbol criou a campanha: DIGA NAO AO RACISMO, que mais tarde foi aderida pela FIFA.
Apesar de todas as campanhas contra o racismo declarações preconceituosas continuam sendo feitas dentro dos estádios. Os jogadores do Barcelona FC, Daniel Alves e Neymar,foram descriminados em um jogos contra o Villa real FC, os jogadores foram chamados de macaco pela torcida adversaria que também arremessou bananas no campo. Daniel Alves em um gesto contra todo tipo de descriminação racial pegou a banana e comeu, essa atitude causou grande reboliço em toda a mídia mundial, gerando comentários e campanhas, a campanha que mais se destacou foi a: #SOMOSTODOSMACACOS, que foi aderida por milhares de pessoas.
Por fim concluímos que declarações preconceituosas por conta de tom de pele, origem e etnia, estão presentes nos campos de futebol, ações que devem ser punidas e mudadas, pois ninguém é superior por conta de sua cor. Gestos como o de Daniel Alves devem ser repetidos.