carta
CENTRO DE FORMAÇÃO E EXTENSÃO MONTENEGRO
CURSO DE PEDAGOGIA
JAKELINE LIMA RODRIGUES
WIRLANE LIMA DOS SANTOS
PROJETO DE PESQUISA
ESPAÇO FISICO ESCOLAR
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE
JUNHO DE 2013
JAKELINE LIMA RODRIGUES
WIRLANE LIMA DOS SANTOS
PROJETO DE PESQUISA
ESPAÇO FISICO ESCOLAR
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE FORMAÇÃO E EXTENÇÃO MONTENEGRO COMO REQUISITO A DISCIPLINA DE PESQUISA PEDAGOGICA MINISTRADA PELO PROFESSOR PEDRO.
CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE
JUNHO DE 2013
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO
Espaço Físico Escolar
INTRODUÇÃO
O espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que este será cenário diário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer. Deve ser convidativo para os alunos, representando relações de intimidade e afetividade que pode se manifestar através de apreciação visual ou estética e pelos sentidos a partir de longa vivência. A contribuição deste estudo levará a pensar e compreender o espaço escolar com outros modos de existir e propor uma nova concepção histórico-social da espacialidade, onde o mundo, o espaço e o ser humano tornem-se inerentes á práxis pedagógica, reduzindo a distância entre discurso daqueles que o ocupam. Também, neste contexto torna-se relevante valorizar o papel do gestor como parte deste processo, por ser ele considerado o maior responsável por acertos ou erros na constituição da estrutura física e pedagógica da espaço escolar e portanto testemunha concreta da busca permanente para superação dos desafios da organização desta espacialidade.
PROBLEMATIZAÇÃO
O espaço físico e de grande importância para a participação no processo educativo e democrático na colaboração e interação nos desenvolvimentos das práticas, ações e decisões da escola, promovendo melhoria e garantindo