carta pedagógica
!
!
!
!
!
!
!
!
!
"#$"%&'"'()!
!
!
!
*+,-()),+!./))&,!"%0(+1"2!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"#$"%&'"'()!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*+,-.!/0))&,!"%1(+2"3!
ATUALIDADES
Prof. Cássio Albernaz cassioalbernaz@hotmail.com http://www.facebook.com/cassioalbernaz
VEJA O MEU BLOG: http://saberatualidades.blogspot.com/
Concurso Banco Central/ 2012
O que é uma prova de Atualidades? Corriqueiramente, concurseiros dos mais diversos níveis se deparam com essa pergunta e a resposta não é tão óbvia quanto parece ser. A origem dessa confusão começa no conteúdo dos próprios programas de provas das diferentes instituições organizadoras. Diferentes bancas possuem uma diferente compreensão sobre o que vem a ser uma prova de Atualidades.
Apesar das dificuldades e das desconfianças que se possa ter com relação a este conteúdo existem alguns terrenos seguros nos quais podemos nos debruçar. Para desvendar esses “nós”, devemos definir algumas prioridades. Inicialmente, é possível entender atualidades como o domínio global de tópicos atuais e relevantes. Nesse sentido, domínio global significa saber situar e se situar frente aos temas, algo diferente de
“colecionar” e “decorar” fatos da atualidade. A relevância de tais tópicos se dá em função da “agenda” de discussões do momento e do conteúdo programático do concurso que se vai realizar. Ou seja, nem tudo interessa para uma prova de Atualidades.
Numa prova séria e bem feita de Atualidades (e pasmem elas existem!), o mundo das celebridades, o vai e vem do mercado futebolístico, o cotidiano do noticiário policial, etc., tem pouco valor como conteúdo de prova. Assim, os fatos só passam a ser conteúdos quando possuem valor histórico e sociológico para compreensão da realidade presente e dos seus principais desafios.
Dessa forma, o conteúdo de prova refere-se as “atualidades” e seus fatos através de um desencadeamento global de conhecimentos e noções que se