carta de caminha
Ana Rita Santiago da Silva 1
RESUMO
O texto “Carta de Caminha: Uma Possibilidade de Ensino de História do Brasil” trata-se de uma releitura da carta de Pero Vaz de Caminha que tem como propósito situá-la histórica e sociologicamente com o objetivo central de apresentar a sua pertinência, ao ser utilizado como recurso pedagógico no ensino de História. Partilha as experiências vividas no Núcleo Literatura e Educação em História, através do Grupo de Estudos, do Curso de Licenciatura em História, das Faculdades Jorge Amado, acerca da releitura da Carta de Pero Vaz de Caminha.
Palavras-chave: Ensino; História, Carta de Caminha.
Introdução
O texto “Carta de Caminha: Uma Possibilidade de Ensino de História do Brasil” resulta dos estudos desenvolvidos, através do Grupo de Estudos, no Núcleo Literatura e Educação em História, do Curso de Licenciatura em História, das Faculdades Jorge Amado. O projeto realizado nesse Núcleo tem como objetivo possibilitar estudos e pesquisas acerca da utilização de obras literárias como recurso didático no ensino de História.
A partir de uma abordagem interdisciplinar, buscam-se caminhos para a incorporação de textos literários, no cotidiano pedagógico, refletindo sobre aproximações/distâncias entre História e Literatura. Sendo assim, o projeto torna-se um instrumento relevante na reflexão acerca da prática pedagógica, do ensino e da utilização de recursos no processo ensino-aprendizagem para os discentes, bem como os docentes.
Este artigo tem como objetivo partilhar reflexões e experiências vividas no Grupo de Estudos desse Núcleo, no primeiro semestre de 2004, sobre o estudo da Carta de Pero Vaz de Caminha. Para a historiografia literária, não é novidade tê-la como fonte de representação do imaginário e do olhar dos navegantes, sobretudo do escrivão, sobre os nativos e sobre as terras brasileiras. No Grupo, consideramos que, para o fazer histórico
Também esse