Carta de bangkok
Identifica: ações, promessas e compromissos necessários para abordar os determinantes de saúde em um mundo globalizado através da promoção de saúde.
Afirma: que as políticas e parcerias que visam fortalecer as comunidades, melhorar a saúde e equidade na saúde, deveriam ser prioridade nos projetos de desenvolvimento global e nacional.
Publico alvo: a carta é dirigida aos grupos, organizações e indivíduos, que fazem parte do processo de manutenção e/ou melhoria das condições de saúde da população.
2- Fatores críticos
Fatores que atualmente influenciam a saúde
Benefícios: apesar de algumas dificuldades, a globalização traz alguns benefícios, abrindo novas oportunidades de cooperação para a melhoria da saúde.
Para lidar com estes desafios da globalização, as políticas precisão ser coerentes em níveis de governo, órgão das nações unidas e setor privado, fortalecendo o cumprimento e prestação de contas em acordos internacionais.
3- Plano de progresso
Foram alcançados progressos ao se definir a saúde como elemento central ao desenvolvimento, mas a muito mais a ser conseguido. A promoção de saúde possui diversas estratégias eficazes que precisam ser utilizadas, e neste processo e necessário a participação da sociedade civil, forte ação política e advocacia sustentável.
4- Ações requeridas
Para mais avanços na implementação dessas estratégias é necessário que cada setor contribua para:
5- Compromisso chave 5.1- são necessários acordos inter-governamentais fortes que aumentem a garantia de saúde individual e coletiva, agindo para diminuir a diferença nos níveis de saúde entre ricos e pobres. 5.2- todos os governos em todos os níveis abordar com urgência a questão dos baixos níveis de saúde e das iniqüidades e saúde, priorizando o investimento em saúde e promovendo financiamento sustentável para a promoção de saúde. 5.3- comunidade e sociedade civil liderando iniciativas de promoção de saúde, sendo