Carta de Atenas
O homem se liga a grupos para se sentir protegido em certa medida contra doenças, violencika, e a fome: pode aspirar a melhorar sua moradia e satisfazer também sua profunda necessidade de vida solcial.
A situação econômica, riqueza ou pobreza, é uma das grandes forças da vida, determinando-lhe o movimento na direção do progresso ou da regressão.
As razões que presidem o desenvolvimento das cidades estão, portante, submetidas a mudanças. Aumento ou redução de uma população, prosperidade ou decadência da cidade, demolição de muralhas que se tornaram asfixiantes, novos meios de transporte ampliando a zona de trocas, benefícios ou meleficios de uma politica escolhida ou suportada, aparfecimento do maquinismo, tudo é movimento.
O advento da era da maquina provocou imensas pertubaçãoes no comportamento do homem, em sua distribuição de terras, em seus empreendimentos.
Estado Critico das Cidades
É o estado da moradia que contitui o cortiço, cuja miséria, entretanto, é prolongada no exterior pela estreiteza das ruas e total falta de espações verdes, criadores de oxigênio.
Quanto mais a cidade cresce, menos as “condições naturais são nela respeitadas, elementos indispensáveis como o sol e espaço de vegetação. As moradias de maior poder aquisitivo se encontram nos lugares de melhor topografia e condiçoes de tempo.
Sobre os subúrbios, eles nada mais são, uma aglomeração de barracos onde a infraestrutura indispensável dificilmente é rentável.
Sobre o modo que a cidade deveria ser contraria ao ecistente, deve ser levado em conta que toda a moradia necessita de pelo menos 2 horas por dia de sol, em todas as estações do ano, os edifícios altos deveriam tger muito espacok para vegetação e serem distantes um dos outros para que não