Carta de Atenas
O ar cuja qualidade é assegurada pela presença de vegetação, deveria ser puro , livre da poeira em suspensão e dos gases nocivos. O espaço, enfim deveria ser distribuido com liberalidade.
O sol, a vegetação e o espaço são as três matérias primas do urbanismo.
O zoneamento pode ser apontado como uma das maneiras mais palpáveis de solução aos problemas urbanos atuais, já que a maioria destes foi causado por um crescimento desordenado, não planejado, através dos movimentos que incharam os grandes centros urbanos brasileiro.
O zoneamento é a operação feita sobre um plano de cidade com o objetivo de atribuir a casa função e a cada indivíduo seu justo lugar. Ele tem por base a discriminação necessária entre as diversas atividades humanas, cada uma das quais reclama seu espaço particular.
A familia reclama a presença de instituições que, fora da moradia e em suas proximidades, sejam seus verdadeiros prolongamentos. São elas: centro de abastecimento, serviços médicos, crescher, jardins de infância, escolas, as quais se somarão organizações intelectuais e esportivas destinadas a proporcionar aos adolescentes a possibilidade de trabalhos ou de jogos adequados a satisfação das aspirações proprias dessa idade.
As escolas muito longe da moradia, elas colocam a criança em contato com os preigos da rua. O benefício dessas instituições coletivas é evidente,mas sua necessidade é ainda mal compreendida pela massa.
O suburbio é o simbolo, ao mesmo tempo do fracasso, e da tentativa. Comprometeu seriamente o destino da cidade e suas possibilidades de crescer conforme uma regra. O suburbio é um erro urbanistico, disseminado por todo o universo e levado a suas