Carta de atenas
Assembléia do CIAM – Congresso Internacional de Arquitetura Moderna – 19331
Vistas do antigo prédio do Ministério da Educação e Saúde (atual Palácio Gustavo Capanema do MinC.), projetado por equipe de arquitetos brasileiros sob o comando de Lúcio Costa, a partir de croqui de Le Corbusier.2 É uma das primeiras realizações dos princípios da arquitetura moderna, inclusive em escala internacional, tanto do ponto de vista do prédio como da sua implantação em quadra urbana. Foi edificado no centro histórico do Rio de Janeiro: 1936-43. No entanto, a arquitetura “moderna” contemporânea é predominantemente a versão feita pela lógica da acumulação capitalista que desvirtuaram os seus princípios, principalmente na essência.
Organização e Fotos: CARVALHO, Pompeu Figueiredo de, 2001.
Para analisar as idéias da Carta de Atenas no seu devido tempo é útil a apresentação feita por Rebbeca Scherer na edição da Hucitec-Edusp, de 1989. Dada a proeminência de Le Corbusier no ideário da arquitetura moderna, é interessante o contato com seus livros, suas obras (mesmo que virtualmente), bem como com a extensa bibliografia sobre ele. Há a Fondation Le Corbusier que dispõe de sítio na Internet: Http://www.fondatinalecorbusier.asso.fr/.
2
1
www.rc.unesp.br/igce/planejamento
Laboratório de Planejamento Municipal – LPM – IGCE/UNESP
PRIMEIRA PARTE GENERALIDADES A CIDADE E SUA REGIÃO
1 - A Cidade é só uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região. Raramente a unidade administrativa coincide com a unidade geográfica, ou seja, com a região. O recorte territorial administrativo das cidades pode ter sido arbitrário desde o início ou pode ter vindo a sê-lo posteriormente, quando, em decorrência de seu crescimento, a aglomeração principal uniu-se a outras comunidades e depois as englobou. Esse recorte artificial se opõe a uma boa gestão do novo conjunto. De fato, certas comunidades suburbanas puderam adquirir inopinadamente um