Carta DaTerra
Valores y Princípios para um Futuro Sustentável
Porquê a Carta da Terra é importante ?
E stamos em um momento no qual se necessitam mudanças com respeito à nossa maneira de pensar sobre os nossos valores e escolher um caminho melhor. Nos faz um chamado para que procuremos um terreno comum no meio da nossa diversidade e para que acolhamos uma nova visão ética que está sendo compartilhada por uma quantidade crescente de pessoas em muitas nações e culturas ao redor do mundo. Qual é a origem e a história da
Carta da Terra ?
A
Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no
Século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica.
A mesma procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência e de responsabilidade compartilhada para o bem-estar da família humana e do mundo em geral.
É uma expressão de esperança e um chamado a contribuir para a criação de uma sociedade global no âmbito de uma conjuntura histórico-crítica. A visão ética inclusiva do documento reconhece que a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano eqüitativo e a paz, são interdependentes e indivisíveis.
Isto fornece um novo marco com relação à maneira de pensar sobre estes temas e de como abordálos. O resultado também inclui um conceito mais amplo sobre o que é o desenvolvimento sustentável. Em 1987, a Comissão Mundial das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento fez um chamado para a criação de uma carta que tivesse os princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
A redação da Carta da Terra foi um dos assuntos não concluídos da Cúpula da Terra no Rio em 1992.
Em 1994 Maurice Strong, Secretário Geral da Cúpula da Terra e Presidente do Conselho da Terra e Mikhail
Gorbachev, Presidente da Cruz Verde Internacional, lançaram uma nova Iniciativa da Carta da Terra com o apoio do Governo dos Países Baixos. A Comissão da Carta da Terra foi formada em 1997 para supervisar
o