Carta argumentativa
Excelentíssimo Ministro da Educação
Brasília DF
Senhor ministro.
Sabendo-se que os jovens que estudam o ensino médio estão, de acordo com a idade iniciando sua vida como motoristas, pois conforme as leis de trânsito nacionais aos 18 anos ela pode ser solicitada junto ao departamento competente com plena responsabilidade do jovem, é que nos dirigimos o Senhor para solicitar que a Educação no Trânsito passe a ser matéria obrigatória na grade curricular de ensino médio.
É sabido que somente a educação pode transformar comportamentos e é também sabido das barbaridades que vitimam milhares de jovens todos os anos que de posse de um veículo circulam com pouca preparação ou com o conhecimento limitado, suficiente para passar nos exames exigidos por lei para emissão da CNH, pondo em risco a própria vida e a de terceiros.
Acreditamos que somente com a obrigatoriedade da disciplina, teremos futuros motoristas conscientes e construiremos um trânsito mais humano, consciente e menos violento, por tratar-se de um tema que vai de encontro com o interesse dos jovens alunos.
Podemos afirmar também, que somente com a conclusão da disciplina as carteiras de habilitação sejam emitidas, evitaremos a evasão escolar e nosso trânsito futuro será formado por pessoas educadas e conscientes de que veículo é meio de transporte e que as estradas são de uso comum, dividido com pedestres, ciclistas e outros meios de transportes. Assim, com uma carga horária mais aprofundada do que a aplicada atualmente pelos centros de formação de condutores, a disciplina além de ser uma medida preventiva de acidentes e de conscientização de uso de um bem comum, evitará a perda da vida de milhares de pessoas, pois certamente os motoristas serão habilitados com uma postura mais amadurecidas e responsável, pois não só vai preparar melhor os condutores como vai ser um verdadeiro ensino de cidadania. Atenciosamente.
Guilherme
Aluno da 2 sério do ensino