Carta ao ministro das relações exteriores
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Relações Internacionais
Introdução à relações internacionais
Globalização ou Regionalismo
Qual a melhor direção para política externa brasileira
Saulo Linhares Ribeiro
Renato Fonseca
Jéssica Cavalcati
Fernando Guedes Moreira
Ivanka Laysa
João Pessoa, 29 de Outubro de 2012
Exma. Sr.
Antônio Patriota
Ministro das Relações Exteriores do Brasil
Através dessa viemos expressar nossa visão sobre os rumos da política externa brasileira no que tange o posicionamento do ministério com relação ao aprofundamento da inclinação entre um processo de globalização e a estimulação de politicas que intensifiquem processos de regionalização e participação de blocos econômicos.
Acreditamos no papel crucial do ministro e que nossa abordagem, construída em cima do que achamos mais relevantes para o interesse nacional, possa persuadi-lo a concretizar o direcionamento da política externa brasileira na direção da tendência regionalista. Uma visão realista da situação deve ser levada em consideração para evitar futura vulnerabilidade do Brasil perante o sistema internacional.
Atenciosamente,
Grupo Futuros Analistas
Sumário
Carta ao minítro, p2
1 – Introdução, p.4
2 – Tema, p.5
3 – Paradigma, p.10
4 – Análise e Conclusão, p.15
5- Bibliografia, p.17
1 – Introdução
Através desse procuramos entender e descrever os conceitos e interpretações que fazem parte do que se entende por globalização e regionalismo, ambos processos de integração que constroem realidade vivenciadas por todos. Coube ao grupo, através dessas dissertações, construir um aparato que consiga persuadir (nesse caso o texto é previamente direcionado ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil) sobre qual a melhor opção para direcionar a política externa brasileira.
Primeiramente apresentamos o tema do debate que servirá como objeto de análise. Buscamos sintetizar e cruzar informações da