Carro popular
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FIA
MBA MARKETING
TURMA 34
SISTEMA DE MARKETING DA HONDA (CONSIDERANDO A ENTRADA NO MERCADO DE CARROS POPULARES)
SÃO PAULO
2012
Sumário 1 Introdução 4 2 Desenvolvimento 5 2.1 Entidade ofertante 5 2.2 Variáveis Controláveis 8 2.3 Entidade Recebedora 14 2.4 Variáveis incontroláveis 18 2.4.1 Ambiente demográfico 18 2.4.2 Ambiente economico 23 2.4.3 Aspectos culturais 25 2.4.4 Políticas 25 2.4.5 Concorrentes 25 3 Conclusão 28 4 Referencias 28
Introdução
O aumento da concorrência global, atrelado a mudanças tecnológicas e maior exigência por parte dos consumidores, tornou o desenvolvimento de produtos um dos processos-chave para a competitividade.
Mesmo setores dinâmicos, tais como o setor automobilístico, tiveram que se superar para acompanhar as mudanças e exigências econômicas de um mercado cada vez mais instável e um cliente cada vez mais exigente.
Nas últimas décadas, surgiram novos processos, técnicas e mecanismos no intuito de melhorar as práticas de desenvolvimento de produtos, evidenciando assim, a importância de integrar o estudo das inovações tecnológicas ao conjunto das ações de reflexão estratégica dos produtos.
Num cenário econômico bastante complexo onde temos uma retomada de crescimento do mercado pós-crise bastante lenta, ancorada pela dificuldade de recuperação dos países desenvolvidos, que está bem longe do esperado e surpreendentemente puxada pelafome de consumo encontrada nos países em desenvolvimento, a Honda veem perdendo participação de mercado e sente a necessidade de se reinventar para não ficar fora dele.
Neste trabalho iremos analisar o Sistema de Marketing da Honda considerando a entrada desta organização no mercado de carros populares. A Honda acredita que pode contribuir e encontrar neste mercado um público que acredita e compartilha dos seus valores, à medida que a classe C está vivendo um