Carreiras e 7 passos
Base: Gestão de Carreira e Desempenho
Prof. Ms. Renata Carbone Perucci
“Carreira, é o elemento de conciliação dinâmica das expectativas entre a pessoa e a empresa”
Joel Dutra
Introdução
Ao estabelecermos a relação entre pessoas e empresas, é necessário mencionar a carreira como principio ou “elemento conciliador” conforme chamou Dutra (1996), que engloba as expectativas e sonhos das pessoas, mediante as necessidades e negócios das empresas. E, embora a carreira sempre estivesse presente nesta relação entre pessoas e empresa, foi somente após a segunda guerra mundial é que obteve foco e tornou-se mais efetiva como sistema de administração.
Este foco deve-se principalmente ao aumento da demanda da gestão de pessoas pós Segunda Guerra, devido ao crescimento da complexidade organizacional das empresas. Nascem neste momento as escolas de Administração Cientifica estabelecendo as primeiras bases na Administração de Carreiras a partir do estabelecimento de cargos ligados a postos de trabalho e dos sistemas de diferenciação entre eles. Mais tarde estes conceitos foram aperfeiçoados para comporem também as atividades ligadas à fabricação, atividades administrativas e comerciais das empresas.
Na década de 60, o aumento da complexidade técnica das empresas e a expansão dos mercados estimularam as pessoas a refletirem sobre seu modo de vida.
O reflexo dessa atitude foi a consolidação desses assuntos por diversos autores na segunda metade da década de 70.
A década de 80 é marcada pelo surgimento da consolidação da prática de Administração de Carreira agregando valor inovador ao contexto no seguintes pontos:
* Gestão compartilhada entre empresa e a pessoa em face de comprometer as pessoas com seu desenvolvimento e da organização; * Critérios de ascensão profissional desvinculados da estrutura organizacional e dos títulos e de cargos, diante do enxugamento das estruturas