carreira
Atividade Supervisionada
Psicologia e Comportamento Organizacional
Nome: Adriana Caramuru da Silva
Matrícula: 2012101242
Turma: 453
O gestor é a pessoa existente dentro da organização para definir objetivos e as possíveis formas de alcança-los. É fundamental que tenha habilidades de liderança e de comunicação, habilidades interpessoais e clima positivo, além de qualidades, competências e habilidades técnicas. No texto “O Canto do Galo”, o gestor é o Granjeiro, cujo comportamento adotado para conseguir alcançar os objetivos da organização (Granja) é baseado nos paradigmas da Era Industrial, ou seja, poder hierárquico, obediência, controle, foco na disciplina, dependência, competição, resistência à mudança, centralização, especialização, entre outros, resultando no fracasso do projeto organizacional.
Sabe-se que para o bom desenvolvimento organizacional é necessário entender a dinâmica do comportamento organizacional que envolve, além do indivíduo, outros dois níveis hierárquicos de abordagem que são: o grupo e o sistema organizacional. Analisando o modelo básico do comportamento organizacional do Granjeiro, distribuída pelos níveis, pode-se observar as diferenças entre a Era do Conhecimento e a Era Industrial, na prática.
O indivíduo, primeiro plano hierárquico, é subdividido em cinco níveis: Diversidade nas organizações; Atitudes e satisfação no trabalho; Emoções e sentimentos, personalidade e valores; Percepção e tomada de decisão individual; Motivação. A partir desta definição observa-se que o granjeiro pensa nas galinhas como máquinas poedeiras, não respeitando suas diferenças e suas personalidades, muito menos o bem estar no galinheiro. Definindo o índice de produtividade alto, ou seja, produção em massa, o granjeiro obriga seus subordinados (galinhas) a produzirem em larga escala, gerando uma possível insatisfação por parte das galinhas, pois com toda essa situação de cobrançaelastrabalharão sem emoções e sentimentos positivos. O