Carreira médica
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO
CARLOS EDUARDO SILVA TIEPO
A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA NO PLANO DE CARREIRA MÉDICA
SÃO PAULO
2011
Resumo
Palavras-chave
Gestão de Carreira; Carreira Médica; Identidade de Carreira; Modelo de Carreira
Questão Central
Qual a influência do Programa de Residência Médica na formação da carreira do médico brasileiro?
Objetivo Geral
O objetivo geral, que permite uma visão abrangente do tema (MARCONI & LAKATOS, 2000), tem a seguinte formulação: * Analisar o impacto do programa de residência médica na formação da auto-gestão de carreira de profissionais de medicina.
Objetivos Específicos
Em consistência com o objetivo geral, três objetivos específicos, com o desígnio de dar sustentação complementar ao estudo, foram determinados:
1. Identificar a política de construção de plano de carreira médica no programa de residência médica no Brasil. 2. Identificar o modelo de construção de carreira adotado pelo profissional de medicina que cursou especialização médica na modalidade residência médica. 3. Avaliar o impacto de tais políticas na construção de carreira médica no Brasil.
Justificativa e Resultados Esperados
O estudo do tema proposto justifica-se por algumas contribuições que são produto de uma reflexão sobre carreira médica. Tais reflexões são produto do trabalho científico apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em administração (TIEPPO, 2010).
Apesar da evidente necessidade da implantação de políticas de Recursos Humanos nas organizações de saúde, que propiciem aos profissionais de saúde a possibilidade de ascensão profissional enquanto contribuem para demanda das instituições e atendam às suas próprias demandas pessoais, há, nos últimos anos, um aumento gradativo da pressão da sociedade para que a carreira profissional seja cada vez mais de responsabilidade do indivíduo (Dutra,