Carregamento axial em barras
RESUMO: O principio de Saint–Venant permite analisar diferentes formas de carregamento (aplicação de cargas) de uma mesma maneira, desde que, em uma situação de cargas concentradas, se desconsidere a distribuição das tensões nas regiões próximas ao ponto de aplicação. Isto por que nessas condições o perfil de tensão nas proximidades do ponto de aplicação da força é de difícil análise, sendo necessários métodos matemáticos avançados para a determinação dessas tensões. No entanto, à medida que nos afastamos dessa região pode-se considerar distribuição uniforme de tensões. Do ponto de vista prático a aplicação do princípio de Saint-Venant representa uma grande vantagem acerca da análise da resposta de um corpo submetido a qualquer natureza de aplicação de carga, tornando possível um resultado aproximado para essa resposta.
Palavras chave: O principio de Saint–Venant
RESUMO:A fluência é a deformação plástica que ocorre num material, sob tensão constante ou quase constante, em função do tempo (tempo em geral muito grande). A temperatura tem um papel importantíssimo nesse fenômeno. A fluência ocorre devido à movimentação de falhas, que sempre existem na estrutura cristalina dos metais. Não haveria fluência se estas falhas não existissem. Existem metais que exibem o fenômeno de fluência mesmo à temperatura ambiente, enquanto outros resistem a essa deformação mesmo a temperatura elevadas. As exigências de uso têm levado ao desenvolvimento de novas ligas que resistam melhor a esse tipo de deformação.
Palavras chave: Fluência
RESUMO: É o efeito observado em estruturas com estado de tensões bem abaixo da tensão de ruptura quando se p ode desenvolver um acúmulo do dano com cargas cíclicas continuadas conduzindo a uma falha do componente ou estrutura. Todos dos materiais são anisotrópicos e não homogêneos. Metais de engenharia são compostos por agregados de pequenos grãos de cristal. Dentro de cada grão a estrutura também é