caro
4.0.1 no Debian Squeeze amd64.
Introdução.
Este artigo irá abordar como deixar um ambiente de virtualização Xen sempre disponível, será utilizado softwares que permite fazer RAID pela rede – DRBD e outro que será responsável por monitorar servidores – Heartbeat.
Motivação.
Na empresa onde trabalho não possuímos storage (por enquanto, e os investimentos neste ano já foram utilizados), então comecei a pesquisar soluções de alta disponibilidade para virtualização em ambiente que não possui storage, porém não encontrei nenhuma, ambas soluções até pagas, todas utilizam o storage para manter as
VM's. Então foi ai que optei pelo XenSource pois com ele é possível fazer a integração de outras ferramentas de alta disponibilidade e ter o ambiente rodando totalmente personalizado atendendo as necessidades da empresa.
Histórico.
Ao utilizar virtualização conseguimos dimensionar melhor os recursos dos servidores, gerando economia de investimento de máquinas e energia, porém tornamos a deixar o ambiente vulnerável a falhas de hardware, pois se uma máquina física der problemas as máquinas virtualizadas (domUs) que estão rodando no servidor irão ficar indisponíveis. É aí que entra a alta disponibilidade.
Nosso ambiente serão utilizadas 2 máquinas com tamanho de discos iguais, o
DRBD exige pelo menos que a partição a ser replicada seja de tamanhos iguais.
Não iremos abordar a instalação do Sistema Operacional Debian Lenny amd64, apenas iremos informar que em ambos os servidores iremos ter uma partição no tamanho de 1 TB que não terá ponto de montagem, esta partição irá conter os dados a serem replicados pelo DRBD.
1 - Instalando o Xen
Iremos utilizar a versão do Xen empacotada pela própria distribuição, pois a mesma não e antiga e também e considerada estável pela comunidade do Debian.
# apt-get install xen-hypervisor-4.0-amd64 xen-utils-4.0 xen-linux-system-2.6.32-5-xenamd64 xen-qemu-dm-4.0
1.2 -