Caro
Andrew Yuri - 100053548
Introdução
Uma Rede social é uma estrutura social composta por pessoas/organizações conectadas por um ou vários tipos de relações e que partilham valores e objetivos comuns. Desde que os seres humanos passaram a viver em sociedade, as redes sociais passaram a existir juntamente com os relacionamentos entre as pessoas.
Figura - Exemplo de rede social
Com a popularização da internet, as redes sociais deixaram de ser somente offline e passaram a ser, também, online. Através dela milhões de computadores podem se comunicar entre si, possibilitando a criação dos sites de rede social, que nada mais são do que uma maneira de conectar pessoas com interesses parecidos utilizando a internet.
Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base páginas individuais dos usuários, contendo uma coleção de fatos sobre eles: o que ele gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar.
O fato de os usuários poderem criar conteúdo e compartilhar com os outros usuários que estão ligados a ele é outra importante característica das redes sociais. É devido a esse fato que fica caracterizada “rede”, pois cada usuário está ligado a vários outros usuários que por sua vez estão ligados a vários outros usuários.
Privacidade
Um fator muito importante ao se utilizar uma rede social na internet é o controle de privacidade. É muito comum que as pessoas comecem a utilizar um site desse tipo e lá coloquem uma série de dados que deveria ser sigilosos. Os usuário devem sempre filtrar as informações compartilhadas e tomar cuidado para não se expor em demasia. Todos esses sites oferecem ferramentas para que os seus usuário controlem quem terá acesso às informações compartilhadas, porém cabe principalmente à própria pessoa tomar os devidos cuidados.
Por exemplo, o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu