Carnes e vegetais
PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE
CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR
ANTONIO MARCOS PEREIRA ( antoniomarcosp@hotmail.com )
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA - FATEC
ANDRÉIA DE ABREU ( andreia.abreu@fatec.sp.gov.br , andreiabreu11@gmail.com )
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA-FATEC/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS-UFSCAR
Resumo: este artigo objetiva demonstrar um processo de reestruturação departamental realizado por uma organização hospitalar, levantando os benefícios obtidos, as dificuldades enfrentadas e analisando a relação de ambos com cumprimento das etapas sequênciais sugeridas pela literatura para esses processos. Os principais resultados encontrados permitem verificar que somente quando todas as etapas da reestruturação são cumpridas, o processo é realmente concluído. No caso, a fase de avaliação pós-implementação não foi realizada, havendo diferenciação de percepção entre os níveis operacional e tático. Este artigo contribui para uma melhor compreensão dos processos de reestruturação organizacional e da importância do envolvimento das pessoas neles.
Palavras-chave: Estrutura organizacional. Mudança organizacional. organizacional. Melhoria contínua. Organizações hospitalares.
Reestruturação
1. Introdução
O mercado atual é mercado por constantes transformações e, nesse cenário de mudanças, as organizações precisam se adequar constantemente. Entre as transformações, destacam-se as alterações nos perfis dos clientes, as revoluções tecnológicas, a intensificação na integração dos mercados, as evoluções sociais, acarretando em novos paradigmas organizacionais (DI SERIO; VASCONCELOS, 2009; GUNASEKARAN; NGAI, 2012).
Consequentemente, as organizações têm se defrontado com a necessidade de modificações na sua dimensão interna nos aspectos referentes à realização do trabalho, liderança, motivação e estrutura organizacional. Para Bressan (2004), a estrutura rígida e hierarquizada de outrora foi